Você sabia que 73% das empresas com notas acima da média em experiência do cliente têm desempenho financeiro 44% melhor que seus concorrentes?
Essas porcentagens parecem bastante promissoras, certo? Mas, afinal, o que é experiência do cliente? E por que ela é tão importante atualmente para as empresas?
A experiência do cliente diz respeito a todo contato que seu consumidor, ou potencial consumidor, tem com seu serviço, produto, e com a sua marca, desde o início da sua jornada de compra.
Você pode avaliar a qualidade dessa experiência de maneira conjunta e, assim, entender qual foi o nível que um cliente viveu com a sua empresa. Ou ainda, avaliar cada interação que um mesmo cliente teve com seu negócio.
Independentemente de como será a sua análise, saiba que cada contato é valioso para a experiência total do consumidor e que uma única vivência ruim pode fazer você perder o cliente.
Conforme podemos ver no relatório CX Trends, da Zendesk, 66% dos consumidores que costumam interagir com o suporte disseram que uma interação ruim com uma empresa pode arruinar seu dia.
O mesmo relatório constatou também que 73% desses consumidores mudarão para um concorrente após várias experiências ruins – e mais da metade abandonará sua empresa após uma única interação insatisfatória.
Por essa, e outras razões, é fundamental que você conheça mais a fundo o que é experiência do cliente, e adote medidas de melhoria para melhorá-la em todos os canais de contato entre a sua marca, usuários, leads, prospects e clientes.